Os tipos de vozes da Ópera.
Vozes Femininas ( extensões das
vozes)
- Soprano
Dó3 ao Fá5 Voz Aguda
- Mezzo
Soprano1 Lá2 ao Si4 Voz Intermediária
- Contralto2
Mi2 ao Lá4
Voz Grave
Subclassificação de “Sopranos”
Soprano Coloratura (em italiano),
ou “Soprano Ligeiro”. O termo “coloratura
(virtuosismo)”
aplicava-se a todas as vozes, mas atualmente só é dado a um tipo de soprano
dotado de grande extensão no registro agudo, capaz de efeitos velozes e brilhantes.
Exemplo: as interpretes de “Rainha da Noite”, em “A flauta mágica”, de Mozart.
Soprano
lírico. Caracterizada por ser uma voz
brilhante e extensa. Exemplo: as interpretes de “Marguerite”, na ópera “Fausto”,
de Gounod.
Soprano dramático.
É a voz feminina que pode emitir notas graves, sonoras e sombrias; além, claro,
de possuir a extensão de soprano. Exemplo: as interpretes em “Tristão e Isolda”,
de Wagner.
Mezzo Soprano1 – É a Voz
intermediária entre o Soprano e o Contralto, como pode ser observado em “As
bodas de Fígaro”, de Mozart.
Contralto2 – Em várias ocasiões esse
tipo é chamado abreviadamente de “Alto”. A voz de contralto prolonga o registro
médio em direção ao grave, graças ao registro "de peito". Exemplo
dessa técnica pode ser observado na interpretes de “Ortrud”, na ópera “Lohengrin”,
de Wagner.
§§§
Vozes
Masculinas( extensões das vozes)
- Tenor
Do2
ao Ré
4
Voz Aguda
- Barítono
Sol1 ao
Lá3
Voz Intermediária
- Baixo
Do1 ao
Fá3
Voz Grave
Subclassificação
das Vozes Masculinas
Tenor
Contratenor - Voz muito aguda, que iguala ou
mesmo ultrapassa em extensão a vocalização de uma voz Contralto, que é a “Voz
Grave Feminina”. Foi bastante admirada até meados de 1800, sendo-lhe destinados
os principais personagens da antiga ópera antiga francesa, de uma parte das
óperas italianas, das cantatas de Bach, etc.
Tenor Ligeiro - Voz
brilhante, que emite notas agudas com facilidade. É, também, uma voz ligeira e
suave, como pode ser vista, principalmente, nas óperas de Mozart e de Rossini,
com os interpretes do “Conde de Almaviva” em “O barbeiro de Sevilha”, de
Rossini ou com os interpretes de “Tamino”, em “A flauta Mágica”, de Mozart.
Tenor lírico. É um tipo de voz muito
parecido com a anterior, porém, é mais luminosa nos agudos e, ainda mais cheia,
nos registros médios. Também é mais timbrada.
Tenor dramático – Em relação ao tipo
anterior é mais luminosa e mais cheia no registro médio, como se pode ver, por
exemplo, nos interpretes de “Tannhäuser”, o protagonista da ópera homônima de
Wagner.
Barítono
Barítono "Martin", ou “Barítono
francês” É o tipo de Voz clara e flexível,
bastante assemelhada coma voz de Tenor, como as dos interpretes de “Pelléas”,
na ópera “Pelléas et Mélisande”, de Debussy.
Barítono Verdiano - Como
se depreende do nome, é o tipo de voz que melhor se adéqua às óperas de Verdi,
como, por exemplo, as dos interpretes do protagonista da ópera “Rigolleto”, do
mestre italiano.
Baixo-Barítono
- O tipo de voz que executa com facilidade os “graves” e é capaz de efeitos
dramáticos. Exemplo: os interpretes de “Wotan”, em “A Valquíria”, Ópera do
grande ciclo de “O Anel dos Nibelungos”, de Wagner.
Baixo
Baixo Cantante – Tipo de
voz que se assemelha à do Barítono; sendo, naturalmente, mais lírica do que
dramática. Exemplo pode ser apreciado com os interpretes de “Boris Godunov”, o
protagonista da ópera de mesmo nome, de Mussorgski.
Baixo profundo - Voz
de grande extensão e amplitude no registro “grave”, como se observa nos
interpretes de “Sarastro” em “A flauta mágica”, de Mozart.
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